Sistema Ikon da Carl Zeiss

Máquina Ikon da Zeiss

A Ikon da Zeiss une o design tradicional às comodidades modernas. Permite-lhe tornar uma ideia criativa para uma imagem numa fotografia real.




Nota: adaptada à produção da máquina.

Zeiss Ikon Camera

Zeiss Ikon Camera

Distagon T* 2,8/15 ZM

2,8/15

Distagon T* 4/18 ZM

4/18

Biogon T* 2,8/21 ZM

2,8/21

C Biogon T* 4,5/21 ZM

4,5/21

Biogon T* 2,8/25 ZM

2,8/25

Biogon T* 2,8/28 ZM

2,8/28

Biogon T* 2/35 ZM

2/35

C Biogon T* 2,8/35 ZM

2,8/35

C Sonnar T* 1,5/50 ZM

1,5/50

Planar T* 2/50 ZM

2/50

Tele-Tessar T* 4/85 ZM

4/85

Download

Registo do Produto

Eventos

Image Today Chennai

25/07/2014 - 27/07/2014
India, Chennai

PhotoimageBrasil - International Image Trade Fair

26/08/2014 - 28/08/2014
Brasil, Sao Paulo

Photokina - World of Imaging

16/09/2014 - 21/09/2014
Germany, Köln

ler tudo

Questões

Máquina Ikon da Zeiss

Aperfeiçoe a arte da fotografia manual.

A nova máquina Ikon da Zeiss combina um design clássico com um funcionamento fácil. As características e os controlos foram especificamente concebidos para tornar a prática da fotografia em algo confortável e sem surpresas desagradáveis provocadas pela máquina. A medição da exposição manual ou automática TTL bem como uma função de bloqueio AE proporciona-lhe um controlo total da situação da exposição. Desta forma poderá aproveitar ao máximo tudo o que o sistema lhe proporciona – desde a película à objectiva. De uma forma muito simples, poderá contar com uma ferramenta criativa e bastante versátil que não irá desiludir.

Contrariamente aos visores das máquinas SLR de 35 mm que mostram apenas pouco mais de 90% do que será gravado na película, o visor Ikon da Zeiss deixa ver toda a imagem, dando-lhe mais possibilidades e confiança À medida que compõe cada imagem. Além disso, o telémetro por triangulação é combinado com a base de visor mais ampla disponível, o que resulta numa precisão extrema e numa precisão da focalização de ângulo amplo. Todas estas características têm um único propósito: ajudar a criar imagens incríveis.

Algumas pessoas preferem os caminhos menos percorridos. Preferem ver o mundo com a sua própria perspectiva e não se preocupam com as opções ou pontos de vista das massas.

A máquina Ikon Rangefinder  da Zeiss é a ferramenta de fotografia ideal para este tipo de indivíduos, permitindo a máxima criatividade com a liberdade e intimidade da fotografia telemétrica de 35 mm. Combinando as mais avançadas possibilidades ao nível da óptica e da mecânica, ultrapassa literalmente os limites da tecnologia fotográfica actual.

A Zeiss Ikon conjuga um design tradicional com as comodidades modernas. Permite-lhe converter uma ideia criativa para uma imagem numa fotografia real. Equipada com a prestigiada baioneta em M, esta máquina é a ferramenta ideal para as objectivas ZM da ZEISS sendo também compatível com outras objectivas equipadas com uma baioneta em M.

Nota: adaptada à produção da máquina.

Especificações Técnicas:

Tipo de máquina
Máquina telemétrica compacta com obturador de plano focal e sistema de medição de luz TTL
Film format
24x36 mm em película de 35 mm
Objectivas
Objectivas T* de estrutura ZM da Carl Zeiss com uma distância focal de 15 a 85 mm. Poderão usar-se também quaisquer tipo de objectivas de baioneta M.
Visor
Ampliação de 0.74X . Gama de brilho e visor com activação de formato de linhas brilhantes mediante o tipo de objectiva utilizado. Formatos de apresentação de 28/85 mm. 35 mm, 50 mm. Alavanca de selector de formato independente para uma selecção manual do formato, independentemente da objectiva montada. Compensação automática da paralaxe. Lentes de correcção de dioptrias: –4 a +2 dioptrias. Valor standard de –1 dioptria
Telémetro de base ampla
Telémetro de imagem coincidente no centro da imagem do visor. Medida de base 75 mm (efectiva: 55.9 mm)
Medição da exposição
Sistema de medição TTL centrado na abertura de trabalho. Variação de medição (para ISO100 e f/2) EV 0 a EV 19 (f/2–4s, f/16–1/2000 s). 
Gama de velocidade da película
definida manualmente entre ISO 25–3200 com paragens em incrementos de 1/3
Modos de exposição
Função AE com prioridade de abertura ou manual. Função de bloqueio AE opcional. Compensação da exposição de +/- 2 paragens em passos de 1/3 estabelecido à velocidade do obturador
Visor com símbolos
LED para selecção da velocidade do obturador na parte esquerda da estrutura. Avisos para velocidade do obturador fora da variação e bateria fraca
Obturador
Do tipo metálico, controlado electronicamente e com movimento vertical. Velocidade do obturador: velocidades com resolução por paragens de 1/12 entre 1/2000 s a 8 s no modo AE, paragens completas  entre 1/2000 s a 1 s no modo manual, B
Sincronização do flash
Sincronização a 1/125 s e velocidades mais prolongadas do obturador
Transporte da película
Avanço manual com alavanca rápida. Rebobinação com alavanca de rebobinar
Corpo da máquina
Estrutura de uma só peça em alumínio. Coberturas externas metálicas. Rosca para o tripé em placa base
Pilhas
Duas unidades de 1.5V do tipo LR44 ou SR44
Dimensões
138 x 78 x 32 mm (5.4"x3.1"x1.3")
Peso
500 g (1 lb 2 oz.)

Máquina Ikon da Zeiss

Características

Obturador confiável

A máquina Zeiss Ikon usa um obturador de plano focal controlado electronicamente, de movimento vertical. As folhas do obturador são feitas para folhas de obturador metálicas. Isso garante um desempenho especialmente preciso e duradouro do equipamento. Adicionalmente, os tempos de exposição podem ser regulados de 1/ 2000 s - 8 s, mais a velocidade de obturação. A sincronização do flash é de 1/125s.

Visor brilhante, claramente organizado

A imagem extra grande do visor permite uma composição de imagem agradável. As molduras do visor para comprimentos focais de 28, 35, 50, 85 mm são apresentadas com indicação da velocidade do obturador seleccionada e recomendada num visor LED. Além disso, o brilho do visor LED ajusta-se automaticamente à luz ambiente para uma maior comodidade.

Sistema Rangefinder preciso

A máquina rangefinder Carl Zeiss disponibiliza o focalizador mais largo do mercado com 55mm ou 2,2". O campo de triangulação especialmente largo permanece precisamente no centro da imagem permitindo, portanto, uma focalização mais precisa.

Conceito de operação intuitivo

Ajustes fáceis e rápidos são a chave quando se fotografa com uma máquina rangefinder. Assim sendo, os aspectos de concepção da máquina Zeiss Ikon concentram-se no conceito de uma operação de fácil utilização. Este conceito evita interrupções e perturbações enquanto se fotografa. Além disso, a alavanca de progresso da película apresenta um movimento especialmente suave.

Carregamento convencional de película

Outros sistemas rangefinder apenas disponibilizam possibilidades de carregamento quando se remove a placa base da máquina. A máquina rangefinder Zeiss Ikon permite um carregamento convencional de película a partir da parte de trás da máquina, mesmo quando esta se encontra montada num tripe.

Fotómetro prático

O fotómetro TTL centrado permite uma medição precisa da luz. Uma característica de bloqueio da exposição guarda a leitura do medidor e permite uma mudança na composição sem afetar a exposição. Também se encontra incluído um modo de exposição manual.

Críticas

lawrenceripsher.com
"Zeiss Ikon is a storied name in photographic history. Originally a company formed in the 1920′s out of four optical German manufacturers..."
read more...

theonlinephotographer.com
"The Zeiss Ikon is an improved Leica. I put it that way because it is to the Leica that the Zeiss Ikon refers, detail by detail and..."
read more...

shutterbug.net
"The Zeiss Ikon - hereafter ZI - has all the features you might hope for, plus optional autoexposure..."
read more...