Parceiros

Nokia

O fornecedor de telefones móveis líder a nível mundial e um fornecedor líder de redes de telecomunicações móveis e fixas, incluiundo assistência a clientes.

More

Cooperação entre a Nokia e a Carl Zeiss

A perícia de ponta na óptica chega às comunicações móveis

A Carl Zeiss associou-se à líder mundial de comunicações móveis e considera esta colaboração como um passo muito importante na criação de um mercado de telefones com câmara de alta gama. A perícia tecnológica da Nokia e o seu conhecimento do mercado de dispositivos móveis combinados com o domínio das tecnologias ópticas e de soluções para lentes da Carl Zeiss faz com que a sintonia entre as duas empresas seja perfeita. A Carl Zeiss e a Nokia disponibilizam telefones com câmara que se distinguem pela qualidade da imagem, o quer resulta em dispositivos móveis com as melhores características a nível óptico, tais como a abertura variável que permite conseguir fotografias excelentes com qualquer tipo de luz, um obturador mecânico para fotografias com menos motion blur e um sensor de alta qualidade para uma maior resolução.

Início da cooperação

As duas empresas colaboram desde 2005, incorporando a experiência na concepção e os estritos requisitos relativos à qualidade da Carl Zeiss ao processo de criação de produtos da Nokia para máquinas de alta capacidade. Como resultado da colaboração, os utilizadores podem captar, partilhar, armazenar e imprimir imagens de melhor qualidade com os dispositivos de captação de imagens da Nokia. O extraordinário conhecimento científico da Carl Zeiss no que respeita à tecnologia óptica para máquinas e a posição de líder de indústria da Nokia no mercado dos telefones móveis representam uma base sólida para a cooperação.

Lentes ZEISS Tessar em dispositivos móveis

Os dispositivos móveis da Nokia encontram-se equipados com lentes Carl Zeiss Tessar, que correspondem à concepção clássica de quatro elementos inventada em 1902. Apesar do seu tamanho reduzido, as características especiais desta lente incluem a sua alta definição, baixa aberração cromática e alta velocidade.

O mito dos megapixéis

Quando se trata de tirar fotografias digitais, o que importa mesmo é a qualidade da lente e o sensor e não apenas o número de pixéis. Um sensor de alta resolução com uma lente de baixa qualidade apenas poderá captar imagens de baixa qualidade com uma alta resolução. Além disso, a qualidade da imagem não depende somente do número de pixéis do sensor, mas também da qualidade de cada pixel representado. O tamanho de pixel representado varia de acordo com o tamanho físico e as propriedades do dispositivo de apresentação.